Fortificações com objetivos de defesa e vigia, e algumas vezes de habitação, os castelos são edifícios geralmente erguidos em zonas altas e de grande alcance visual, próximos a vias de comunicação (terrestres, fluviais ou marítimas), o que facilitava a observação das forças inimigas e as comunicações a grandes distâncias. Os castelos são edificações incríveis que marcaram um período da História europeia e portuguesa durante a Idade Média.
Portugal está repleto de excelentes castelos para visitar e reviver o passado, confira esta lista com os 11 castelos imperdíveis para visitar em Portugal:
Castelo de Bragança
O Castelo de Bragança localiza-se na freguesia de Santa Maria, no centro histórico da cidade, concelho e distrito de Bragança.
Em Trás-os-Montes, à margem do rio Fervença, é um dos mais importantes e bem preservados castelos portugueses. Do alto de seus muros avistam-se as serras de Montesinho e de Sanabria, a de Rebordões e a de Nogueira.
Castelo de Almourol
O Castelo de Almourol, situado numa pequena ilha no meio do rio Tejo, é acessível apenas por barco. Esta fortificação encontra-se na freguesia de Praia do Ribatejo, concelho de Vila Nova da Barquinha, distrito de Santarém. A inscrição existente sobre o portão principal, aponta para a conclusão das obras em 1171.
Castelo de Marvão
O castelo de Marvão situa-se no mais alto pico da Serra de São Mamede, em pleno Parque Natural, no Alentejo. O castelo é uma pequena parte da vila, que também está cercada por muralhas medievais.
Castelo de Montalegre
O Castelo de Montalegre localiza-se na vila, freguesia e concelho de mesmo nome, distrito de Vila Real. O castelo domina a povoação e a paisagem, a poucos quilômetros da fronteira com a Galiza.
Erguido a 980 metros acima do nível do mar, o castelo é constituído por quatro torres ligadas por muralhas, formando a praça de armas no seu interior.
Castelo de Sortelha
O Castelo de Sortelha localiza-se na vila de mesmo nome, no concelho do Sabugal, distrito da Guarda.
Numa das torres deste castelo foi erguido um marco geodésico, assinalando o ponto mais elevado da região, com a cota de 773 metros acima do nível do mar.
Castelo de Arraiolos
O Castelo de Arraiolos, a apenas 15 km de Évora, é um dos poucos castelos circulares do mundo. Por estar localizado no cume do monte de São Pedro, proporciona uma vista de 360 º sobre a planície Alentejana.
Castelo de Santa Maria da Feira
O Castelo de Santa Maria da Feira, localizado no norte de Portugal, no distrito de Aveiro, é considerado um dos exemplos mais completos da arquitetura militar medieval no país, uma vez que nele se encontra representada uma vasta gama de elementos defensivos empregados no período.
Castelo do Lindoso
O Castelo de Lindoso localiza-se na freguesia e lugar de Lindoso, concelho de Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo.
Em posição dominante na Serra Amarela, sobre a margem esquerda do Rio Lima, este castelo foi erguido de raiz, na Idade Média, com a função de vigia, defesa e marco de soberania da fronteira.
Embora não tenha estado envolvido em grandes batalhas ou episódios de história militar, é considerado como um dos mais importantes monumentos militares portugueses, pelas suas características técnicas e arquitetônicas, inovadoras na época da sua construção.
Castelo dos Mouros
O Castelo dos Mouros, localizado na Serra de Sintra, permite admirar uma paisagem única que se estende até ao oceano Atlântico. É um dos castelos mais enigmáticos para visitar, dada a sua história e lendas.
Castelo de Guimarães
O Castelo de Guimarães foi construído no século X para proteger o mosteiro que era frequentemente atacado pelos Mouros.
Castelo de Tomar
Localizado no centro de Portugal, o Castelo de Tomar é um dos mais importantes castelos do país por ter sido a sede da Ordem dos Templários, os protetores da primeira capital do Reino de Portugal, Coimbra, e dos territórios reconquistados aos Árabes.
Texto publicado em Portal Embarque na Viagem