A Estrada Nacional 125 atravessa o Algarve de ponta a ponta, guarda pequenos achados nas suas vilas e cidades e, pelo caminho, conta a história de uma região que nasceu e sempre viveu virada para o mar. Venha conhecer alguns dos maiores tesouros desta região que a todos encanta.
Ruralidade de Budens
Integrada no concelho de Vila do Bispo, a pequena localidade de Budens esteve durante anos fora do radar daqueles que percorriam a EN125, nomeadamente para entrar e sair de Sagres. Mas o desenvolvimento do turismo na região despertou a curiosidade pelo local. Aqui você vai encontrar o tradicional casario algarvio, mas também a Igreja de São Sebastião, que data do séc. XVI e que é o orgulho da população da terra.
Arqueologia em Vila do Bispo
Vila do Bispo é conhecida pelas praias, mas a presença do homem neste concelho é bem antiga — de há 33 mil anos, para sermos mais precisos — e os registos arqueológicos se destacam nesta vila.
Existem centenas de menires, alguns considerados como os mais antigos da Europa, destacando-se o Menir do Padrão, na Raposeira, ou o trilho megalítico do Monte dos Amantes, em Vila do Bispo.
Os caminhos arqueológicos na praia da Boca do Rio, em Budens, e na praia do Martinhal, em Sagres, também merecem o desvio da EN125.
Paleolítico em Vale de Boi
Também em Budens, que, desde 1998 (altura em que foi descoberta), a Jazida Arqueológica Paleolítica de Vale de Boi chama a atenção de investigadores nacionais e estrangeiros.
Esta é a mais extensa e uma das mais significativas de toda a zona sul e contém registros que remetem para a presença humana entre o Paleolítico Superior e Neolítico Antigo.
Desde que começaram as escavações no local, no início de 2000, que já foram encontrados inúmeros artefatos ligados à caça e a atividades diárias daquele período.
Forte de São Luís de Almádena
Também conhecido como Forte da Boca do Rio, a Fortaleza de São Luís de Almádena foi construída em 1632, no reinado de Filipe III de Espanha, para proteção de Budens e Burgau e da pesca do atum local.
Situado na praia da Boca do Rio, embora apresente uma estrutura já degradada, ainda são reconhecidos alguns elementos militares, como a porta de armas, na fachada principal, o fosso e os baluartes.
As Salinas de Odiáxere
Odiáxere é uma bonita vila do concelho de Lagos. Mas para além da sua arquitetura típica, é aqui que encontra um vasto patrimônio natural. Desde a Barragem da Bravura à Ria do Alvor, destacam-se igualmente as Salinas de Odiáxere, local perfeito para a observação de aves.
Mesmo junto da EN125 é possível avistar quase sempre uma colônia de cegonhas-brancas que escolheram as oliveiras para a construção dos ninhos. Mas percorra os trilhos que o levam pelo interior das salinas para conhecer mais espécies que por ali andam.
Praia das Fontainhas
A praia das Fontainhas é de tal beleza que merece o desvio no caminho para a ir conhecer. O areal é curto e está ladeado pela falésia.
Existe um caminho em terra batida pela arriba que permite o acesso à praia e que deve ser percorrido com cautela. Mesmo no inverno, é um local a ser visitado e apreciado.
História e modernidade da Mexilhoeira Grande
Pertence ao concelho de Portimão e a sua simplicidade e ruralidade são representadas no casario branco e nas chaminés algarvias.
A Mexilhoeira Grande vive entre a tradição da freguesia, a história do complexo de Monumentos Megalíticos de Alcalar e a modernidade do Autódromo Internacional do Algarve. Sim, este também lá fica.
Muralhas do Castelo de Alcantarilha
As raízes islâmicas de Alcantarilha contam-se pelos vários vestígios que têm sido encontrados na região, mas também pelo seu castelo.
Sobre a fortificação setecentista com reminiscências medievais pouco se sabe, mas a sua configuração e localização reforçam a importância que teve na defesa da população local dos ataques oriundos do norte de África.
Frango da Guia
Muito possivelmente conhece Guia por ser a casa do Zoomarine, um dos parques aquáticos mais procurados do Algarve. Mas a pequena freguesia do concelho de Albufeira oferece muito mais.
Entre bonitas praias, como a Galé e os Salgados, ou os campos de golfe, Guia é igualmente a capital do frango.
Quem nunca ouviu falar do popular franguinho da Guia? Uma herança gastronômica oriunda de Moçambique e que pode ser encontrada em vários restaurantes locais.
Almancil Natural
Desde a paisagem proporcionada pelo Parque Natural da Ria Formosa, às famosas praias do Ancão, Quinta do Lago e Vale do Lobo, Almancil é para muitos destino de férias e ponto de paragem obrigatório.
Para além de todos os elementos naturais, Almancil tem ainda bonitas igrejas que valem a pena visitar, como, por exemplo, a Igreja Matriz de São Lourenço, com azulejos datados de 1730.
Fortaleza de Cacela Velha
Cacela Velha é uma pitoresca aldeia algarvia a apenas poucos quilômetros da EN125. Mesmo em frente à Ria Formosa, no topo de uma arriba fóssil, pode visitar a fortaleza do séc. XVII.
No mesmo centro histórico, a igreja matriz e uma cisterna almóada ajudam a contar a história desta localidade, que é igualmente um bonito miradouro sobre o mar e as ilhas do parque natural.
Centro Histórico de Vila Real de Santo Antônio
É o fim — ou início — da EN125. Vila Real de Santo Antnio pisca o olho à vizinha Espanha e na história conta com o Marquês de Pombal como fundador.
A praça com o mesmo nome, com o obelisco erguido em 1776, é o coração da vila e lá encontra outros três elementos do séc. XVIII e que definem a cidade: a Igreja Matriz, a Câmara Municipal e a antiga Casa da Guarda.
Fonte: NCultura