A Capela da Almas é um dos edifícios mais fotografados do Porto. Situada em plena baixa, a Capela das Almas destaca-se pelos 15.947 azulejos que cobrem a sua fachada. Quando estes azulejos foram colocados na fachada principal e na parede lateral, a Capela das Almas tornou-se imediatamente uma das igrejas preferidas dos portuenses.
Talvez uma das igrejas mais bonitas da cidade do Porto, também conhecida como Capela de Santa Catarina, a Capela da Almas fica situada na esquina entre as Ruas de Santa Catarina e de Fernandes Tomás, na baixa da cidade do Porto, em Portugal.
Esta capela, construída na primeira metade do século XVIII, é um edifício religioso de traços muito simples, mas de rara beleza artística.
É composta por dois corpos, sendo que o segundo é de menor altura e foi alvo de obras de restauro e ampliação, quando decorria o ano de 1801, quando foram modificadas várias das suas características originais.
Os 15.947 azulejos da Capela das Almas
A Capela das Almas é um dos edifícios mais fotografados e conhecidos do Porto. Situada em plena Baixa, chama à atenção pelos azulejos que cobrem a sua fachada.
Embora esta capela do século XVIII tenha uma arquitetura bastante simples, é impossível ficar indiferente às suas paredes, preenchidas com 15.947 azulejos que cobrem uma área de cerca de 360 m2.
Na verdade, estes azulejos só foram colocados no século XX (1929), mas foram concebidos de forma a imitar os mosaicos característicos do século XVIII. São da autoria do ceramista Eduardo Leite e foram executados numa famosa fábrica de Lisboa.
Os azulejos representam episódios das vidas de Santa Catarina e de São Francisco de Assis. No entanto, não deixa de ser curioso que estes painéis misturem cenas das vidas de duas santas diferentes: Santa Catarina de Siena e Santa Catarina de Alexandria (na fachada principal).
O interior
De estilo neoclássico, são os altares da nave e o altar-mor, dedicados a Nossa Senhora de Fátima, a Nossa Senhora da Conceição, a Nossa Senhora das Dores, ao Sagrado Coração de Jesus e ao padroeiro da cidade S. João.
No altar-mor pode também ser encontrado um painel representativo da Ascensão do Senhor, junto ao qual pode ser encontrada a imagem do Senhor Ressuscitado, em plinto.
O nome deriva da Santa à qual foi devotada, a Nossa Senhora das Almas, cuja imagem se encontra dentro da capela desde a sua construção no século XVIII.
Também podemos encontrar um vitral que representa as almas, datado do início da segunda metade do século XX, situado no janelão da fachada principal.
É também curiosa a mistura de cenas de vida retratadas na fachada principal, relativas às duas santas cujo nome é igual ao da Rua onde fica situada a Capela, ou seja, cenas de vida de Santa Catarina de Alexandria e de Santa Catarina de Siena.
Com informações de: NCultura
2 thoughts on “Capela das Almas: uma das mais belas igrejas do Porto”