Foto de capa: @timelessportugal
Hoje eu vou falar um pouco mais sobre como é o funcionamento do transporte público em Portugal pra te dar uma ajudinha na organização da sua viagem. Desde a primeira vez que viajei para Portugal, esse era um dos meus maiores receios. Nesta viagem mais recente eu resolvi chutar o balde e fiz uma promessa pra mim mesma: iria usar o mínimo possível o serviço de Uber e táxi e iria abusar dos transportes públicos em Portugal. Missão dada, já sabe, né?
Então vamos lá, assim como muitos outros países da Europa, Portugal possui uma excelente rede de transportes públicos, isso não é mistério pra ninguém e chega a ser um motivo de invejinha para nós brasileiros. É muito simples se locomover pelas cidades utilizando a rede de metrô, bondes, ônibus e até barcos.
A organização, a facilidade e o preço do transporte público em Portugal logo são notadas por nós, brasileiros, e acredite: tudo funciona.
Vou deixar aqui uma explicação geral de alguns meios de transporte público mais usuais de Portugal, todos que eu usei, para que você saiba como se locomover melhor pelo país.
Em Lisboa, por exemplo, para usar os transportes, você precisa do Cartão Viva Viagem que é aceito em metrô, trens, bondes, elevadores e ônibus e que pode ser comprado em qualquer estação do metrô.
Se você tem interesse de fazer algumas visitas a pontos turísticos, pode optar pelo Lisboa Card, o que eu super recomendo. Além de ser um cartão que dá acesso a diversas atrações na grande Lisboa, ele também permite o uso ilimitado de transportes, de acordo com a sua validade, podendo ser de 72 horas, 48 horas ou 24 horas. Ele é válido para metrô, trem, ônibus, elevadores e bondes. Você prestou atenção? Os bondes, ou elétricos, estão incluídos e isso é muuuuito legal pra você além de se locomover, turistar pela cidade.
No Porto o princípio é o mesmo, para utilizar o transporte público, o cartão andante é a escolha certa para tornar tudo mais prático. Também existe a opção do Porto Card que te dará acesso a diversos pontos turísticos, podendo comprar de um a quatro dias. Mas, diferentemente de Lisboa, o Porto Card não dá acesso aos elétricos, ok, esses você terá que pagar diretamente no local, mas vale muito a pena.
Como é o trem em Portugal?
Os trens em Portugal são chamados de ‘comboios’. Tenha isso sempre em mente quando for perguntar onde fica a estação mais próxima. Os trens em todo o país são operados pela CP – Comboios Portugueses.
O trem é um dos meios mais utilizados pelos portugueses para se deslocarem entre localidades suburbanas e as capitais de distrito, assim como para viagens maiores entre diferentes cidades.
Em Lisboa, por exemplo, os trens metropolitanos são formados por quatro linhas: Sintra, Cascais, Azambuja e Sado, ligando Lisboa e a outra margem do Rio Tejo. Já os trens do Porto também são formados por quatro linhas: Aveiro, Guimarães, Braga e Caíde.
Alfa Pendular
O comboio Alfa Pendular é realizado pelo trem de alta velocidade e liga os pontos de Norte a Sul do país em menos de seis horas. O trem alfa pendular possui vagão de bar e serviço de 1ª classe, onde você pode descansar ou trabalhar enquanto se desloca pelo país.
Existe também a tarifa de 2ª classe, mais barata, mas que também oferece uma estrutura muito confortável e consequentemente mais barata. Obviamente que pela sua velocidade e comodidades, o valor do Alfa Pendular é um pouco mais alto, mas, comprando no site com antecedência você vai encontrar descontos que podem chegar até a 60%, o que acaba valendo muito a pena.
* Dica preciosa de quem passou por situações desagradáveis: ao comprar seu bilhete, tenha atenção máxima ao lugar marcado para você sentar, ok. Eu tive problemas duas vezes com isso. Me dirigi ao lugar marcado no meu bilhete, queria muuuito ficar na janelinha e comprei com antecedência, sim, sou exagerada nessas coisas. Aí, eu chego lá e… tinha uma “bonita” sentada no meu lugar, fingindo que estava dormindo… enfim, pra resumir, tive que ficar no lugar que não comprei. Quando ela “acordou”, a brasileirinha nem olhou pra mim, mas conversava aos fritos com o amigo do lado e da frente dela. E isso aconteceu mais uma vez, de novo com brasileiro… mesmo padrão. Então, pelo amor de Buda, não faça isso, é muito feio!!! Respeite o lugar que está marcado no seu bilhete.
Intercidades
O comboio intercidades, por sua vez, é um trem que faz trajetos entre as cidades de Portugal com uma diferença básica, as paradas. No intercidades os trens param mais vezes e por conta disso, a viagem acaba sendo um pouco mais demorada, mas não é nada absurdo, ok. Mas diferente do que muitas pessoas podem pensar, não é um trem desconfortável, sujo ou de baixa qualidade.
>> Tem algumas pegadinhas? Tem. Eu escrevi um artigo sobre isso e você pode conferir aqui.
As tarifas também são menores quando comparamos ao Alfa Pendular. A regra dos descontos para compras antecipadas também vale para o Intercidades, assim como a distribuição de 1ª e 2ª classe com preços diferenciados.
Lembra da *dica preciosa que dei aqui acima, no Alfa Pendular? Então, aqui vale o mesmo, ok.
Regional e urbano
Já o comboio regional e o comboio urbano funcionam como um serviço básico que liga algumas das principais cidades do país, sendo um serviço de transporte complementar de grande qualidade entre regiões e dentro das cidades. Muito bom para utilizar também, os bilhetes são mais baratos e a malha ferroviária segue sendo muito prática. Nesta modalidade, não há marcação de assento, então, a escolha do lugar é livre.
Como é o metrô em Portugal?
O metro em Portugal só existe em Lisboa e no Porto e são um pouquinho diferentes. O Metropolitano de Lisboa (ou metro, sem acento) tem uma boa rede de cobertura. São quatro linhas organizadas por cores – azul, amarela, verde e vermelha – e conta com cerca de 50 estações, incluindo uma estação que atende o Aeroporto de Lisboa (linha vermelha), o que é uma excelente opção para quem chega na cidade.
Andar no metrô de Lisboa é muito simples, se você preferir, pode baixar o app para dar aquela ajudinha, mas se não tiver espaço no seu celular, sem problemas, todas as estações são muito bem sinalizadas e dentro das composições existe um painel indicando as estações seguintes. O que eu sempre fazia era montar a minha rota pelo app do google maps e lá eu tinha todas as indicações, só ficava atenta mesmo no painel de dentro do metrô.
Mas infelizmente nem tudo são maravilhas, não são todas as estações que possuem escadas rolantes, então, se você estiver com malas pesadas pode dar aquela suada básica. Talvez valha mais a pena pegar um táxi ou Uber.
Outro detalhe pra você ficar atento também é que os trens não são todos do mesmo tamanho, alguns são menores e, por isso, se você estiver na extremidade da plataforma em que ele não alcança, terá que correr para conseguir entrar no vagão mais próximo. Correu mas perdeu? Não tem problema, nos painéis das plataformas você vai visualizar o tempo de chegada do próximo trem, assim como o tamanho dele.
O metrô do Porto tem uma diferença bem básica dos de Lisboa, eles são de superfície e não embaixo da terra, como é mais comum. No Porto o metrô também é mais moderninho, uma vez que o metrô chegou na cidade bem depois de Lisboa. A malha metroviária atinge vários pontos da cidade e das imediações, como Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia, Vila do Conde e Póvoa de Varzim. Ao todo são seis linhas e os intervalos em cada uma delas pode variar de acordo com o fluxo.
Como são os bondes em Portugal?
Em Lisboa os tradicionais bondes amarelos são conhecidos como ‘Eléctricos’. Antigamente existiam muito mais linhas e eles cobriam uma grande área da cidade, hoje são apenas cinco linhas em operação, além de duas linhas turísticas que foram criadas para desafogar os elétricos convencionais, mas essas turísticas, eu sinceramente não recomendo. Apesar de serem uma atração turística para muitos, os bondes na verdade são um meio de transporte da população da cidade.
Os bondes de Lisboa são uma excelente maneira de se locomover pelas ladeiras dos bairros de Alfama, Graça, Castelo, Chiado e Bairro Alto. A dica boa aqui é: suba de bondinho e venha descendo caminhando, bem mais agradável.
Existe um elétrico mais novo, bem parecido com o VLT do Rio de Janeiro, por exemplo, que vai até Belém, o que é excelente, pois lá não tem estação de metrô. Eu diria que esse é ótimo para fazer um passeio também.
Mas atenção, não confunda um elétrico com um elevador em Lisboa. Muitas pessoas acabam confundindo aqueles elevadores, que são fisicamente parecidos com bondes, por serem amarelinhos e se frustram, muito. Pra ficar fácil, a dica é simples: se ele só liga uma rua na parte baixa ao topo, é um elevador, ok.
No Porto são apenas três linhas que cortam a cidade. Se você quiser fazer um passeio, eu recomendo duas linhas. A linha 1 parte do Centro Histórico e segue até o Jardim do Passeio Alegre, local onde você pode encontrar a Foz do Douro logo a seguir. No caminho você ainda vai apreciando a linda margem do Douro. Outra linha muito legal para fazer um passeio também é a linha 22 que liga o Carmo até a Batalha. O mais legal é que essa linha é circular e você pode fazer um passeio maior se assim preferir.
Como são os ônibus em Portugal?
O serviço de ônibus (ou ‘autocarros’, como são chamados em Portugal) é oferecido tanto por empresas públicas como privadas dependendo da região e do tipo de serviço.
Existem diferentes tipos de serviços de ônibus: urbanos (dentro das cidades), interurbanos (entre cidades) e regionais (entre regiões).
Os ônibus regionais são organizados segundo a Rede Nacional de Expressos e ligam todos os principais pontos do país por meio de linhas regulares e acessíveis para qualquer um.
Os ônibus interurbanos e urbanos diferem muito de região para região, sendo os serviços realizados por diferentes empresas com maior ou menor regularidade de horários.
Nos principais centros metropolitanos de Lisboa e Porto, a complexa rede de ônibus é complementada por serviços como trens ou metrô, sendo que os bilhetes poderão ser utilizados nestes serviços complementares. É possível também adquirir bilhetes diários ou mensais abrangendo uma grande quantidade de serviços.
Lisboa conta também com linhas para fazer a rede noturna de transporte, são linhas que rodam durante a madrugada, quando o metrô e os bondes estão fora de operação.
Como você pode ver, o serviço de transporte público de Portugal oferece uma vasta e funcional rede de locomoção que permite acesso a praticamente o país inteiro.
Então, especialmente nas cidades maiores como Lisboa e Porto o carro torna-se um luxo completamente desnecessário. Economize tempo nos engarrafamentos e procura por estacionamentos e usufrua da rede local de transportes, que além de prática e funcional, é muito segura e, pra dar um up, todos oferecem wi fi gratuitamente.
Naira Amorelli viajou para Portugal em press trip organizada pelo Portal de Portugal e Embarque na Viagem. Esta ação conta com o patrocínio do Cidadania Já – empresa de consultoria que busca ajudar os descendentes de portugueses a adquirirem a dupla cidadania portuguesa. E apoio do Mysimtravel – chip internacional que te deixa conectado durante a viagem com toda a segurança e economia que você precisa – e Assist Trip, assistência de seguro viagem assegurada pela Zurich e mais nova marca a integrar o portfólio da Seguros Promo.
Adorei as dicas! Muito obg!!!