Destinos

12 praias da Comporta e arredores para você planejar seu verão europeu

As praias da Comporta, na região do Alentejo, estão na moda. Muito antes da Madonna descobrir que eram ótimas para andar de cavalo à beira-mar, os moradores da região já as frequentavam. Rapidamente, a fama das praias da Comporta espalhou-se e começaram a chegar ricos e famosos de todo o lado e aqui construíram as suas casas de férias. Mas a praia da Comporta democratizou-se. Aos poucos, começaram a ser frequentadas por todo os tipos de pessoas, que aqui chegam em busca de praias de qualidade e de sossego. Existem algumas praias desertas na Comporta. Na realidade, não são muito difíceis de encontrar, mas podem exigir algum esforço físico caminhando pelas dunas. Se você procura uma dessas praias desertas, é melhor ir prevenido e já levar um lanchinho. Vem conferir as 12 praias da Comporta e arredores para você planejar seu verão europeu.

Praia do Pinheirinho

A Praia do Pinheirinho possui um areal muito extenso com cerca de 3,5 Km. O sistema dunar impressiona pela sua altura. As dunas, precedidas pela mata de pinhal, estão repletas de vegetação autóctone. Esta praia deserta é o lugar ideal para quem quiser passar algum tempo sozinho com a natureza. O acesso é feito por um caminho de areia que atravessa a Herdade do Pinheirinho.

Na EN261, sentido Melides, entrar numa estrada asfaltada à direita, 9 km depois da intersecção para Santiago do Cacém/ Melides. Ir sempre em frente, entrar numa propriedade e seguir até a estrada se transformar em terra batida. Quando vir areia, pode parar. Siga caminhando em direção ao mar – 5/ 10 minutos – e desça a duna até à areia.

Praia da Raposa

É uma das praias secretas, ou privativas, da zona da Comporta. Na verdade, não é secreta nem privativa, mas é de acesso muito limitado, o que faz com que esteja sempre deserta. Fica depois das Praias do Pêgo e da Aberta Nova e só se chega lá seguindo pelo areal destas praias (mas andando um bom bocado) ou através do Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz.

Ou seja, só mesmo os funcionários da cadeia ou gente que gosta muito de andar pela areia é que consegue chegar a este paraíso. A praia costuma ter algumas ondas, a água é transparente e no máximo encontra quatro, seis pessoas por lá, isto em Agosto. É um paraíso secreto numa das zonas mais concorridas no verão.

Praia da Comporta

Inserida nos limites da Reserva Natural do Estuário do Sado, o que lhe permite preservar toda a sua beleza natural. Desde as dunas, areal, qualidade da água do mar de excelência, bem como pelo apoio de praia que garante restaurantes e bares, instalações sanitárias completas, acesso e serviço dedicado a pessoas com mobilidade reduzida e estacionamentos sombreados, a praia, tem o privilégio de reunir condições para a certificação de qualidade ambiental ISO 14001.

Foi a primeira praia do concelho de Grândola a ser recompensada com a Bandeira Azul da Europa juntamente com a Praia de Tróia-Mar e Tróia-Galé. Nesta praia é possível praticar surf, bodyboard, kitesurf e pesca desportiva. Os passeios pedestres nos pinhais ou arrozais contíguos permitem a prática de birdwatching.

Praia de Melides

Praia de extenso areal equipada com apoio de praia, restaurantes e estacionamentos, bem como condições de excelência ao nível ambiental e acessibilidades, tendo sido estas reconhecidas com atribuição dos prêmios Bandeira Azul, Praia Acessível e Qualidade de Ouro. Por aqui você vai encontrar paisagens belíssimas.

As características do mar e da linha de costa permitem a prática de variadas atividades esportivas, entre elas o surf ou bodyboard, durante praticamente todo o ano. Nas imediações da praia surge uma lagoa (Lagoa de Melides), que se prolonga até à aldeia de Melides através de extensos arrozais e pequenas ilhas onde a riqueza da flora e da fauna garantem atividades como birdwatching, canoagem ou passeios pedestres.

Praia da Aberta Nova

Praia de excelência paisagística e ambiental reconhecida através dos prêmios Bandeira Azul e Qualidade de Ouro está equipada com um apoio de praia simples (bar e instalações sanitárias). Possui ainda dois pequenos estacionamento a que se acessa desde a EN 261-2 através de um caminho, parcialmente em terra batida, ladeado por pinhais e vegetação endêmica.

Junto ao estacionamento encontra-se um mirante de onde se pode desfrutar uma paisagem única desde Sines até a Serra da Arrábida. O areal, de acesso difícil para pessoas com mobilidade reduzida, é limitado por encostas de arenitos que permitem a prática de voos com asa delta embora sem qualquer tipo de apoio logístico. O mar garante atividades como o surf e o bodyboard ou a pesca esportiva praticamente todo o ano.

Praia da Galé

A praia da Galé-Fontainhas fica no meio do arco litoral Tróia-Sines, cujo areal é contínuo, ao longo de toda a extensão. É uma praia com boas condições ambientais reconhecidas com a atribuição do certificado Qualidade de Ouro.

A praia dispõe de apoio de praia, que assegura os serviços públicos de vigilância, comunicações de emergência, sanitários e limpeza do areal. O acesso é feito pelo interior do Parque de Campismo da Galé. O declive para chegar até a zona de banhos é relativamente suave. Durante a alta temporada de verão a temperatura média da água oscila entre os 16ºC e os 19ºC, com ventos dominantes de Noroeste e precipitação pouco frequente.

Praia do Pego

Praia com um extenso cordão de dunas e um imenso areal, de qualidade superior em termos ambientais, equipada com um apoio de praia (restaurante, bar e instalações sanitárias completas), acessos para pedestres e estacionamentos sombreados, condições essas que garantem a manutenção dos várias premiações de excelência que lhe são anualmente atribuídos como o da Bandeira Azul, Praia Acessível e Qualidade de Ouro.

A praia é ainda certificada pela Norma de qualidade ambiental ISO 14001. O mar garante ótimas condições para banhos, sendo a qualidade da água uma garantia para a prática da natação, ou pesca esportiva para além de, em determinadas épocas do ano, o surf e o bodyboard.

Praia Tróia – Bico das Lulas

A Praia de Tróia-Bico das Lulas apresenta um areal muito extenso. É a praia oceânica mais a Norte na Península de Tróia. O sistema de dunas é bastante amplo e está protegido por uma comprida passarela de madeira que dá acesso à área de banhos.

A cerca de 600 metros da costa, observa-se um de quatro bancos de areia que servem de proteção natural e protegem a praia de mar mais agitado.

Praia do Carvalhal

Distinguida com o certificado Bandeira Azul sucessivamente desde 2002, praia com “Qualidade de Ouro” desde 2004 e Praia Acessível desde 2007, foi ainda finalista das 7 Maravilhas – Praias de Portugal na categoria Praias de Dunas. Aqui você vai encontrar um areal anexo a um sistema de dunas que se estende até aos pinhais característicos da região. A presença muito próxima de antigas lagoas, agora transformadas em campos agrícolas e arrozais, confere a esta praia uma diversidade de paisagens únicas e biodiversidade muito própria e rica.

Equipada com um apoio de praia (restaurantes/bares, instalações sanitárias completas) e um estacionamento de grandes dimensões e sombreado garantem uma qualidade de serviços de excelência. A qualidade da água do mar, bem como as características da praia promovem a prática de atividades como a natação ou a pesca para além de, em determinadas épocas do ano, surf, bodyboard e kitesurf. Nas imediações é ainda possível fazer passeios a pé ou birdwatching.

Praia Atlântica

Praia de características urbanas com apoio de praia constituído por um bar, instalações sanitárias e estacionamento inserido na urbanização de Soltroia. Premiada com Bandeira Azul e reconhecida como Qualidade de Ouro, pela Quercus, apresenta um mar calmo de ondulação baixa proporcionando ótimas condições para kitesurf ou windsurf.

Desde o areal, e devido à sua localização de excelência, obtém-se uma magnífica vista sobre a Serra da Arrábida. Na área urbanizada bem próxima é fácil encontrar restaurantes e hotéis.

Praia Tróia Galé

O acesso à Praia de Tróia pode ser feito por barco, no cais de embarque de Setúbal ou por terra (Alcácer do Sal-Comporta). Serão certamente dois passeios agradáveis de se fazer, um pela paisagem que inclui o Rio Sado e outro por toda a beleza do Estuário do Sado.

A praia tem uma extensão considerável de areal, tem algumas infraestruturas, como passarelas de madeira e guarda-sol. O local convida sobretudo a contemplar a beleza da Serra da Arrábida e toda a envolvente de dunas. Para os mais atentos, mas acima de tudo para os mais sortudos, fica a possibilidade de ver os nobres golfinhos em plena atividade

Praia Tróia Mar

Praia de características urbanas com apoio de praia constituído por um bar/restaurante, instalações sanitárias e estacionamento inserido na urbanização de Tróia. A praia reúne condições para a certificação de qualidade ambiental ISO 14001, e está certificada com Bandeira Azul e Praia Acessível sendo ainda reconhecida como Qualidade de Ouro, pela Quercus, apresenta um mar calmo de ondulação baixa proporcionando ótimas condições para kitesurf ou windsurf. Desde o areal, e devido à sua localização de excelência, obtêm-se uma magnífica vista sobre a Serra da Arrábida.

Os acessos são feitos por passarelas em madeira, com várias áreas de repouso, que por si só são incentivos a prolongados passeios. Situada na área mais urbana da península de Tróia, onde a oferta turística reflete uma sábia ocupação do território com total respeito ambiental, você vai encontrar uma grande oferta de hotéis, restaurantes e lazer, onde a presença do Cassino de Tróia, a Marina e espaços verdes de excelência marcam a diferença.


Publicidade Ⓘ

Quer saber como conseguir a cidadania portuguesa?


Redação
Redação
O Portal de Portugal é uma plataforma de comunicação que chega para divulgar os destinos e atrativos turísticos do país, sua hospitalidade, gastronomia, cultura e estilo de vida.   Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário e nos conteúdos replicados de outras fontes. Havendo reprodução total ou parcial favor citar a fonte: www.portaldeportugal.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *