

Aqui no Portal de Portugal nós sempre focamos nas dicas mais práticas pra tornar a vida de todo viajante mais simples. Porém, nós resolvemos ir além e também falar um pouco mais sobre uma realidade cada vez mais constante, que faz com que cada dia mais brasileiros escolham Portugal como país para estudar, trabalhar ou morar. Nós sabemos que ter uma experiência no exterior, seja para trabalhar ou estudar, é sempre muito valorizado em qualquer currículo. Além disso, existem inúmeras vantagens nisso, como adentrar no mercado profissional estrangeiro e por lá construir uma carreira sólida. O nosso país irmão, Portugal, possui enormes vantagens quando se trata disso. Que tal começar a pensar a respeito? O pessoal do Cidadania Já selecionou algumas informações muito úteis pra você entender as vantagens de estudar em Portugal.
Muitas universidades de Portugal aceitam o Enem brasileiro como forma de ingresso. Facilita muito, pois não é necessário ir ao país para prestar exames.
Em Portugal, mesmo as universidades públicas são pagas. Porém o valor é facilitado para os locais e também para estrangeiros. Variando de instituição para instituição.
O Tratado de Bolonha permite que desde o 1º ciclo de estudos, licenciatura e mestrado sejam integrados à graduação. As vantagens desse programa é que seja possível tornar-se graduado e mestre de forma mais rápida.
As universidades do país possuem um extenso e completo pacote de idiomas que vão desde o inglês ao mandarim.
Portugal é conhecida por oferecer um ensino superior de altíssima qualidade, não é à toa entre as 500 melhores do mundo, estão 7 universidades portuguesas.
Em Portugal viver é infinitamente mais barato que no Brasil. Muito mais barato. O custo de moradia costuma ser mais caro nas grandes cidades, porém, as outras despesas não costumam variar de cidade para cidade. Supermercado, luz, gás, água e transportes são despesas que possuem praticamente os mesmos valores em todo canto, podendo variar muito pouco, mesmo na capital, Lisboa.
Como há livre circulação entre os países da União Europeia, estudar em Portugal abre não só as portas no país, mas em todo o continente.