Descubra Portugal

Como saber se tenho direito à Cidadania Portuguesa?

Muitos brasileiros têm direito a cidadania portuguesa, e a lei dá abertura a diversas possibilidades. Em algumas delas não é nem necessário ser filho ou neto de português.

Você pode ser considerado português :

  • sendo filho de português;
  • sendo neto de português e comprovando ligações específicas com o país.

Você pode adquirir a nacionalidade portuguesa:

  • se for casado com um português há três anos, comprovando ligações, ou cinco anos, sem precisar comprovar ligações;
  • residentes legais há pelo menos 5 anos em Portugal;
  • se fizer um estudo genealógico e comprovar, após procedimento verificatório da comunidade judaica, ser descendente de judeus expulsos de Portugal na época da inquisição;
  • indivíduos nascidos em Portugal mesmo que os pais sejam estrangeiros, mas que tenham morado em Portugal legalmente por pelo menos 2 anos.

Em Portugal, é permitido que filhos, netos, bisnetos e até descendentes mais distantes de cidadãos portugueses obtenham a cidadania. Cada caso tem suas especificidades e níveis de dificuldade.

É comum encontrar linhas familiares brasileiras com ascendência em Portugal. Por essa razão, a dupla cidadania se tornou muito requisitada por brasileiros descendentes de portugueses.

Saiba se tem direito à cidadania portuguesa, clique no link (TENHO DIREITO?) e confira!

É importante estar atento ao limite de gerações que se permite realizar o pedido de cidadania, pois esse limite da linhagem pode afetar o processo quanto à obtenção dos documentos – em especial a certidão de nascimento do português originário.

Quer saber mais detalhes de como tirar uma cidadania portuguesa? Então dê uma olhada no Guia Completo que o pessoal do Cidadania Já criou.

cidadania portuguesa
Redação
Redação
O Portal de Portugal é uma plataforma de comunicação que chega para divulgar os destinos e atrativos turísticos do país, sua hospitalidade, gastronomia, cultura e estilo de vida.   Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário e nos conteúdos replicados de outras fontes. Havendo reprodução total ou parcial favor citar a fonte: www.portaldeportugal.com.

One thought on “Como saber se tenho direito à Cidadania Portuguesa?

  1. Boa noite. Meu nome é Sylvia e gostaria de saber se seria possível ter a cidadania pela minha mãe. A avó da minha mãe era portuguesa. Deco ressaltar, porém, que tanto a minha bisavó (portuguesa) quanto a minha avó não estão mais vivas, só a minha mãe. Ela pode pegar para então passar pra mim? Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *