Descubra Portugal

9º Encontro de Clássicos e Desportivos vai acontecer na Azueira

No próximo sábado, dia 04 de maio, vai acontecer na Azueira o 9º Encontro de Clássicos e Desportivos, um evento especial para quem é apaixonado por carros.

9º Encontro de Clássicos e Desportivos

A narrativa deste evento resume-se a uma história que remonta ao final do ano de 2008 quando assaltaram a Igreja de São Pedro dos Grilhões da Azueira, no concelho de Mafra (Distrito de Lisboa) e roubaram todas as estátuas de seu interior. Entre todas roubadas, apenas a mais valiosa e mais rara apareceu. Crê-se que por ser rara é que tenha aparecido, uma vez que só existem duas no Mundo (esta na Azueira e outra no Vaticano), e sendo assim acaba sendo bem mais complicado comercializar tal peça, já que devido ao alerta emitido logo viria a ser descoberta.

Curisosamente esta estátua apareceu no início do ano seguinte numa vala no Carregado (uma pequena aldeia a cerca de 40Km do local do furto), por um homem que estava recolhendo iscas para pesca. Ao se deparar com a peça, prontamente a entregou às autoridades e estas por sua vez devolveram à igreja da Azueira.

Esta igreja fica muito próxima do Convento de Mafra, e logo os benfeitores do Convento ofereceram o restauro da imagem, mas com uma contrapartida, o restauro e recuperação da Igreja de São Pedro dos Grilhões também deveria contar com os esforços da população. Foi então que o Sr. José Mira teve a ideia de organizar um passeio de carros antigos para angariar dinheiro para esta causa tão nobre. Assim nasceu o 1º Encontro de Clássicos e Porsche Fans (Porsche é a marca favorita do idealizador do evento), em 17 de Maio de 2009. Uma curiosidade a mais é que o mês de maio foi escolhido por este ser o mês de N.S. de Fátima.

Desde essa data o evento vem sendo realizado todos os anos, tendo sido interrompido apenas em 2018.

9º Encontro de Clássicos e Desportivos

Este ano o evento volta a acontecer e no dia 4 de Maio o 9º Encontro de Clássicos e Desportivos (o nome foi alterado para Desportivos, para poder receber todos os amantes destes carros) irá, mais uma vez, angariar dinheiro que será revertido para o restauro dos Altares.

Programa

9.30h – Abertura do Secretariado;

9.35h – Inauguração do Museu de Automóveis e Motos do Eng. José Mira; Pequeno almoço oferecido a todos os participantes com produtos regionais;

11.45h – Porco no Espeto;

14.00h – Saída dos automóveis inscritos para um passeio pela região Oeste, com visitas culturais, destacando-se a Real Fábrica do Gelo, terminado o passeio com um jantar e entrega de medalhas a todos os condutores e taças diversas.

Assim como nos anos anteriores, a previsão é que cerca de 120 automóveis estejam inscritos e mais de 280 pessoas participem do evento.

A organização deste evento é da Top Emotions e da Nofirel

Neste link você poderá encontrar maiores informações e se inscrever para participar do evento.


Publicidade Ⓘ

Quer saber como conseguir a cidadania portuguesa?


Naira Amorelli
Naira Amorelli
Naira Amorelli, Travel Writer, Turismóloga e publicitária é uma apaixonada por Portugal e vive a sonhar com novas descobertas pelos caminhos mais escondidinhos do país. Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário e nos conteúdos replicados de outras fontes. Havendo reprodução total ou parcial favor citar a fonte: www.portaldeportugal.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *