Descubra Portugal

Escola Portuguesa de Arte Equestre comemora a Restauração da Independência

A Escola Portuguesa de Arte Equestre realizou, na última sexta-feira de novembro, no Picadeiro Henrique Calado, uma gala especial de comemoração da Restauração da Independência de Portugal. E Naira Amorelli foi cordialmente convidada pela organização do evento e dos Parques de Sintra para acompanhar essa noite especial.

Arte Equestre
Gala especial. Foto: Naira Amorelli

Gala Equestre é um espetáculo onde os personagens principais são os Cavalos Lusitanos e os Cavaleiros, e inclui entre outros, os chamados “ares altos”, exercícios de equitação característicos do período barroco e dos Jogos da Corte, torneios praticados entre os séculos XVI e XIX, em ocasiões festivas. Estes espetáculos são acompanhados por efeitos de luz e de som, que enriquecem a coreografia e o ambiente.

A ‘Gala Dom João IV’, é a penúltima gala da Escola Portuguesa de Arte Equestre esse ano e apresentou, através da recriação da tradição equestre portuguesa, a Restauração da Independência de Portugal, ocorrido em 1 de dezembro de 1640 e que culminou com a aclamação de Dom João IV como Rei de Portugal.

Arte Equestre

No espetáculo, os cavaleiros vestiram traje de gala, do qual se destaca o tricórnio de feltro preto, casaca comprida de veludo bordeaux, com gola preta e galão dourado e preto e as polainas em couro pretas. Já os cavalos, de raça Lusitana de Alter Real, apresentaram-se entrelaçados com trança à portuguesa, de três pontas, e enfeitados com fitas de seda e sela à portuguesa coberta de pele de anta (alguns com camurça). O Altér-Real é uma raça Portuguesa que foi desenvolvida para servir a realeza. Segundo dizem, hoje o Altér-Real é similar a raça original do início de 1700 e, a despeito das mudanças por que a raça passou, o alter moderno sobrevive como um cavalo valente, esbelto e aprumado e altamente apropriado à montaria tanto a uma criança como a um experiente cavaleiro. Definitivamente o cavalo lusitano é a estrela da Escola Portuguesa de Arte Equestre, sediada no Palácio Nacional de Queluz.


Continua depois da publicidade Ⓘ

Seguro viagem com até 15% de desconto!!! Se está planejando uma viagem não esqueça de contratar um seguro!💡 Clique neste link para encontrar os melhores preços. 💡 ✔ Use o cupom EMBARQUEVIAGEM10 e ganhe 10% de desconto, e para chegar a 15%, faça o pagamento por BOLETO e garanta mais 5%.


Arte Equestre
Cavaleiro acompanhado pelo cavalo lusitano Altér-Real. Foto: Naira Amorelli

Considerada Patrimônio Nacional, e uma das melhores do mundo, a Escola Portuguesa de Arte Equestre é a continuação do que foi a Academia Equestre criada pelo Rei Dom João V no século XVIII, e os seus espetáculos são uma reconstituição de um dos passatempos favoritos da corte da época: a Equitação.

Recuperando a tradição da Real Picaria, uma academia da corte portuguesa do século XVIII, a Escola Portuguesa de Arte Equestre promove o ensino, a prática e a divulgação da arte equestre tradicional em Portugal desde 1979, montando exclusivamente cavalos lusitanos provenientes da Coudelaria de Alter, a antiga coudelaria da Casa Real Portuguesa fundada pelo rei D. João V.

Arte Equestre
Ostentoso cavalo lusitano. Foto: Naira Amorelli

Naira Amorelli viajou para Portugal em press trip organizada pelo Portal de Portugal e Embarque na Viagem. Esta ação conta com o patrocínio do Cidadania Já – empresa de consultoria que busca ajudar os descendentes de portugueses a adquirirem a dupla cidadania portuguesa. E apoio do Mysimtravel – chip internacional que te deixa conectado durante a viagem com toda a segurança e economia que você precisa – e Assist Trip, assistência de seguro viagem assegurada pela Zurich e mais nova marca a integrar o portfólio da Seguros Promo.


Publicidade Ⓘ

Quer saber como conseguir a cidadania portuguesa?


Redação
Redação
O Portal de Portugal é uma plataforma de comunicação que chega para divulgar os destinos e atrativos turísticos do país, sua hospitalidade, gastronomia, cultura e estilo de vida.   Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário e nos conteúdos replicados de outras fontes. Havendo reprodução total ou parcial favor citar a fonte: www.portaldeportugal.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *