A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o maior evento católico do mundo em que participam milhões de jovens fiéis, pode acontecer em Portugal e contar com a presença do Papa Francisco, em junho de 2022. Segundo informou o site Religionline, a decisão já está tomada, mas o anúncio oficial será feito no Panamá no mês de Janeiro do próximo ano.
A Religionline, que cita “várias fontes eclesiásticas”, afirma que o anúncio oficial será feito no Panamá, na próxima Jornada Mundial da Juventude, que acontece de 22 a 27 de janeiro de 2019, e na qual estará presente o cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, e outros bispos portugueses, para receberem a passagem de testemunho do Papa e do bispo da Cidade do Panamá. O site Religionline, também adiantou que a Cidade de Lisboa “acolherá os atos principais, nomeadamente o fim de semana de celebração.
O jornal “Público” informou que o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai marcar presença na Jornada da Juventude do Panamá, na esperança de que o pontífice da Igreja católica anuncie Portugal como o país anfitrião da jornada de 2022.
As últimas edições da Jornada Mundial da Juventude aconteceram em Colónia, na Alemanha (2005), Sidney, na Austrália (2008), em Madrid, na Espanha (2011), com o Papa Francisco, no Rio de Janeiro, (2013), e na Cracóvia, Polónia (2016), também com a presença do pontífice.