Portugal é o primeiro país a receber o prêmio de “Destino Turístico Acessível 2019” da Organização Mundial do Turismo (OMT). Esta distinção foi entregue na 23ª Assembleia Geral do órgão, que aconteceu em São Petersburgo, Rússia.
Portugal é o único país a receber esta distinção, que é atribuída pela primeira vez este ano pela OMT em parceria com a Fundação ONCE, e que reconhece o esforço de Portugal na promoção da acessibilidade no Turismo. Só na Europa, existe um mercado de 90 milhões de turistas com necessidades específicas de mobilidade, motivo pelo qual esta distinção é muito importante para posicionar Portugal como líder na acessibilidade.
Em 2016, foi lançado o programa All for All, com o objetivo de capacitar a oferta turística nacional, criar roteiros acessíveis em todo o país, divulgar a oferta acessível de Norte a Sul e promover Portugal como destino inclusivo para todos.
Até o momento, foram apoiados 116 projetos, que representam um investimento de 20 milhões de euros, e que receberam um apoio de 14 milhões de euros. Entre os projetos apoiados estão, por exemplo, a criação de acessibilidade no Convento de Cristo, no Castelo de São Jorge, no Palácio Nacional de Mafra ou nas Caves Calém (Vila Nova de Gaia).
Foi também lançado o portal e a app “Tur4All”, que permite conhecer a oferta hoteleira, de restaurantes e cultura para pessoas com necessidades específicas de mobilidade em Portugal e Espanha.
Nas Escolas de Turismo, passou a ser incluído nos currículos dos alunos um módulo dedicado ao turismo acessível, com um total de 1.059 alunos formados nesta temática.
Além do programa “Praia Acessível”, foi este ano lançado o programa “Festivais + Acessíveis”, que visa distinguir os eventos que apresentem condições de acessibilidade para pessoas com necessidades específicas, como grávidas, idosos, cadeirantes, pessoas com deficiência visual, entre outras.