Destino Turístico Acessível 2019
Descubra Portugal

Portugal conquista prêmio inédito de “Destino Turístico Acessível”

Portugal é o primeiro país a receber o prêmio de “Destino Turístico Acessível 2019” da Organização Mundial do Turismo (OMT). Esta distinção foi entregue na 23ª Assembleia Geral do órgão, que aconteceu em São Petersburgo, Rússia.  

Portugal é o único país a receber esta distinção, que é atribuída pela primeira vez este ano pela OMT em parceria com a Fundação ONCE, e que reconhece o esforço de Portugal na promoção da acessibilidade no Turismo. Só na Europa, existe um mercado de 90 milhões de turistas com necessidades específicas de mobilidade, motivo pelo qual esta distinção é muito importante para posicionar Portugal como líder na acessibilidade. 

Em 2016, foi lançado o programa All for All, com o objetivo de capacitar a oferta turística nacional, criar roteiros acessíveis em todo o país, divulgar a oferta acessível de Norte a Sul e promover Portugal como destino inclusivo para todos. 

Destino Turístico Acessível 2019
Convento de Cristo

Até o momento, foram apoiados 116 projetos, que representam um investimento de 20 milhões de euros, e que receberam um apoio de 14 milhões de euros. Entre os projetos apoiados estão, por exemplo, a criação de acessibilidade no Convento de Cristo, no Castelo de São Jorge, no Palácio Nacional de Mafra ou nas Caves Calém (Vila Nova de Gaia). 

Foi também lançado o portal e a app “Tur4All”, que permite conhecer a oferta hoteleira, de restaurantes e cultura para pessoas com necessidades específicas de mobilidade em Portugal e Espanha. 

Nas Escolas de Turismo, passou a ser incluído nos currículos dos alunos um módulo dedicado ao turismo acessível, com um total de 1.059 alunos formados nesta temática.  

Além do programa “Praia Acessível”, foi este ano lançado o programa “Festivais + Acessíveis”, que visa distinguir os eventos que apresentem condições de acessibilidade para pessoas com necessidades específicas, como grávidas, idosos, cadeirantes, pessoas com deficiência visual, entre outras.  


Publicidade Ⓘ

Quer saber como conseguir a cidadania portuguesa?


Redação
Redação
O Portal de Portugal é uma plataforma de comunicação que chega para divulgar os destinos e atrativos turísticos do país, sua hospitalidade, gastronomia, cultura e estilo de vida.   Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário e nos conteúdos replicados de outras fontes. Havendo reprodução total ou parcial favor citar a fonte: www.portaldeportugal.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *