Os trens (comboios em Portugal) com cama tiveram a sua glória em meados do século XX, seja para lazer seja para negócios. Estas viagens perderam peso com o reforço das ligações entre as principais cidades europeias, que passam a estar a uma ou duas horas de distâncias. Este tipo de trem, ainda assim, continua a ter um nicho de mercado. A CNN, tendo isso em conta, elaborou uma lista com as melhores viagens de comboio hotel da Europa. Portugal faz parte da lista. O Lusitânia Comboio Hotel foi a viagem escolhida pela publicação norte-americana. Este comboio ibérico faz a ligação entre Lisboa-Santa Apolónia e Madrid-Chamartín, numa parceria entre as transportadoras CP e Renfe que dura há várias décadas.
“Este trem deixou de ser um produto utilitário e passou a ser algo turístico”, destaca António Brancanes, presidente da APAC – Associação Portuguesa dos Amigos dos Caminhos de Ferro. Este dirigente, ainda assim, chama a atenção: trens como o Lusitânia “poderiam ser refinados para proporcionar um outro tipo de experiência. Mais do que o ponto de chegada, importa é a viagem”, destaca ao Dinheiro Vivo. António Brancanes assinala ainda que o reconhecimento internacional “é importante sobretudo pela falta de interesse que existe a nível nacional”.
O Lusitânia Comboio Hotel, atualmente, faz duas viagens por dia: uma começa às 21h25, do lado português; a outra começa às 20h43, do lado espanhol. A viagem demora cerca de 10 horas. Este trem é efetuado com o mesmo material do Sud Express até à chegada a Medina del Campo, em Espanha, quando parte das carruagens são separadas: algumas seguem para Madrid, outras seguem para Hendaye, na fronteira com França, como parte do Sud Express.
Com informações de: Dinheiro Vivo