Gastronomia

Vila Nova de Gaia: visita às caves de vinho da Real Companhia Velha

Ir ao norte de Portugal e não participar de uma prova de Vinho do Porto em suas caves é um verdadeiro pecado. É como ir a Lisboa e não comer um Pastel de Belém. Entende?

Depois de reservar o seu hotel no Porto ou em Vila Nova de Gaia, é hora de pensar nas melhores atividades para fazer por lá, e visitar uma das melhores caves de vinho do Porto deve figurar no topo da sua lista.

Convidada pela Importadora Barrinhas, eu tive o prazer de conhecer as caves da Real Companhia Velha, em Vila Nova de Gaia, local onde o jovem Vinho do Porto inicia o seu estágio, ganhando em estrutura e complexidade. E se você está no Porto, Vila Nova de Gaia é bem pertinho, praticamente junto: para ir de uma cidade à outra basta atravessar a ponte sobre o Rio Douro.

Degustei vinhos deliciosos selecionados entre os cerca de setenta que eles produzem. Tanto brancos como tintos e o incrível Porto Tawny 40 anos. Foto: Naira Amorelli

As caves abertas à visitação em Vila Nova de Gaia, fazem parte de um processo posterior da fabricação, ou seja, terminada a vindima, lavados os cestos, fechadas as adegas, o friozinho vem ocupar o lugar no agradável e fresco Outono, e no silêncio dos armazéns, o Vinho do Porto repousa em cascos de madeira nobre na temperatura naturalmente fria – ideal para o seu padrão de qualidade.

caves de vinho
Em Vila Nova da Gaia você poderá visitar algumas das famosas caves do Porto. Foto: Naira Amorelli

Uma boa parte das caves ficam abertas o ano todo. Entretanto, se você puder fazer um pré roteiro do que deseja visitar, facilita o seu deslocamento, visto que nem todas estão tão próximas e as visitas são guiadas.

A Real Companhia Velha é a empresa de vinho mais antiga de Portugal – fundada em 1756. O tour guiado pelo edifício centenário começa com uma apresentação multimídia explicando o processo de produção do Vinho do Porto – desde o cultivo das uvas na região do Douro até a chegada na Vila Nova de Gaia, fortificação e guarda. O passeio inclui visita à principal adega da vinícola e uma parada no Museu Vintage (onde será possível ver uma das maiores coleções de safras de Vinho do Porto do mundo, incluindo uma garrafa de 1765), sendo finalizado com uma degustação de quatro tipos diferentes de Porto.

caves de vinho

Visitar as caves é uma das coisas mais populares do Porto e, naturalmente, muito turística. Por isso, envie um e-mail antecipadamente para a Real Companhia Velha e solicite o horário da visita para “casar” com os seus dias de hospedagem no Porto ou em Gaia. Se a sua viagem for durante a alta temporada, aproveite também para já deixar um horário reservado.

caves de vinho
Degustar um vinho elaborado no ano de seu nascimento é quase um fetiche entre muitos apreciadores de vinho. Esse é o meu. Colheita 1977.

Real Companhia Velha – www.realcompanhiavelha.pt

  • Rua Azevedo Magalhães 314 (próximo a Av. D. João II) – Vila Nova de Gaia, Portugal
  • Telefone: +351 22 377 51 00
  • Informações e reservas: turismo@realcompanhiavelha.pt

Visitas:

  • De junho a setembro, todos os dias, das 10h às 19h
  • De novembro a março, de terça a sexta, das 10h às 16h
  • Abril, maio e outubro, de segunda a sábado, das 10h às 17h
  • Preço sob consulta


Naira Amorelli viajou para Portugal em press trip organizada pelo Portal de Portugal e Embarque na Viagem. Esta ação contou com o patrocínio do Cidadania Já – empresa de consultoria que busca ajudar os descendentes de portugueses a adquirirem a dupla cidadania portuguesa. Apoio do Mysimtravel – chip internacional que te deixa conectado durante a viagem com toda a segurança e economia que você precisa – e Assist Trip, assistência de seguro viagem assegurada pela Zurich e mais nova marca a integrar o portfólio da Seguros Promo.


Publicidade Ⓘ

Quer saber como conseguir a cidadania portuguesa?


Naira Amorelli
Naira Amorelli
Naira Amorelli, Travel Writer, Turismóloga e publicitária é uma apaixonada por Portugal e vive a sonhar com novas descobertas pelos caminhos mais escondidinhos do país. Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário e nos conteúdos replicados de outras fontes. Havendo reprodução total ou parcial favor citar a fonte: www.portaldeportugal.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *