Descubra Portugal

Saiba o que é preciso levar para viajar a Portugal como turista

Vai viajar a Portugal como turista? Então saiba que o País não exige visto para brasileiros que viajam para permanecer por até 90 dias. Entretanto, é importante ficar atento aos requisitos das autoridades portuguesas para entrar em territótio português e principalmente o que é exigido na chegada aos aeroportos.

Portugal encanta os turistas por seu estilo, sua vibração e, claro, seus numerosos monumentos e construções. São igrejas, palácios e museus espalhados pelo País que reúnem séculos de história, e quando aparecem aquelas passagens para portugal em promoção é hora de organizar as datas das férias e economizar para sobrar mais dinheiro para bacalhau, pastéis de Belém e vários passeios pelo País. Mas o que é preciso levar a Portugal como turista?

Confira a documentação que você precisa ter em mãos para viajar como turista a Portugal na hora de entrar no País.

Documento básico

É necessário estar com o passaporte brasileiro em mãos para passar na imigração. A validade do documento deve superar em pelo menos três meses o período que o turista pretende permanecer em Portugal. Se o tempo pretendido de estada for maior do que 90 dias, é necessário obter visto.

viajar a Portugal

Comprovante de estada

O viajante precisa comprovar que tem um lugar para se hospedar em Portugal. Ou seja, mostrar uma reserva de hotel ou alojamento semelhante. Para quem vai ser acolhido na casa de parentes, é imprescindível mostrar uma carta-convite do anfitrião, com o endereço da sua residência e a indicação de qual voo o turista vai pegar para posteriormente deixar o território português.

viajar a Portugal

Passagem de ida e volta

Segundo o CEO do Conecta Voos (www.conectavoos.com) – uma vitrine para as promoções de viagens anunciadas pelas companhias aéreas –, Carlos Eduardo Aguirre Neves, é necessário ter em mãos as passagens de ida e de volta (ou, então, de saída para um terceiro País – e isso pode ser trem, transfer ou avião -, caso o plano seja de seguir a viagem a outro destino depois de Portugal). “Ter a comprovação de um voo reservado para retornar para casa, ou seguir para outro destino, é muito importante para indicar que os planos do turista não são de permanecer sem autorização das autoridades portuguesas no País por mais de 90 dias” informa Carlos Eduardo, que conclui, “se o turista não tiver já passagem comprada, deverá mostrar que tem os meios financeiros para fazê-lo”.

Seguro Saúde

É obrigatório que o viajante tenha contratado um seguro viagem para entrar em Portugal e mostre documentação de comprovação. Esta é, inclusive, uma recomendação do Ministério de Relações Exteriores do Brasil para qualquer viagem ao exterior, uma vez que os consulados e embaixadas brasileiros não têm autorização para arcar com eventuais custos de saúde de turistas em outros países.

Meios de subsistência

É necessário que os brasileiros mostrem que têm os recursos necessários para permanecer em Portugal. Por isso, cada passageiro deve dispor de 75 euros na hora de entrar no País, além de outros 40 euros por dia de permanência. Quem comprovar ter já garantidas as condições de alojamento e alimentação durante a viagem poderá ser dispensado deste requisito. Os valores não precisam ser apresentados necessariamente em dinheiro vivo. Também servem cheques de viagem e cartões de crédito em mãos.

Vai viajar a Portugal e não vai fazer nenhum passeio?

Outro item que pode ser pedido pelas autoridades portuguesas são documentos que mostrem o roteiro da viagem. Servem, por exemplo, comprovante de reserva para uma excursão, passeio ou qualquer outro indicativo da sua programação turística.

viajar a Portugal
Você pode viajar a Portugal e deixar seus passeios agendados com uma empresa de receptivo, como a Top Emotions.

Em caso de viagem a trabalho, o itinerário turístico não é necessário. Mas pode ser pedido um comprovante das motivações profissionais do viajante. Por exemplo, o convite de uma empresa ou entidade para participar de algum evento; ou, então, um comprovante da intenção de comparecer a um congresso ou feira, por exemplo. O tempo máximo de 90 dias de estada também se aplica neste caso.


Publicidade Ⓘ

Quer saber como conseguir a cidadania portuguesa?


Redação
Redação
O Portal de Portugal é uma plataforma de comunicação que chega para divulgar os destinos e atrativos turísticos do país, sua hospitalidade, gastronomia, cultura e estilo de vida.   Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário e nos conteúdos replicados de outras fontes. Havendo reprodução total ou parcial favor citar a fonte: www.portaldeportugal.com.

One thought on “Saiba o que é preciso levar para viajar a Portugal como turista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *