Ir ao norte de Portugal e não participar de uma prova de Vinho do Porto em suas caves é um verdadeiro pecado. É como ir a Lisboa e não comer um Pastel de Belém. Entende?
Depois de reservar o seu hotel no Porto ou em Vila Nova de Gaia, é hora de pensar nas melhores atividades para fazer por lá, e visitar uma das melhores caves de vinho do Porto deve figurar no topo da sua lista.
Convidada pela Importadora Barrinhas, eu tive o prazer de conhecer as caves da Real Companhia Velha, em Vila Nova de Gaia, local onde o jovem Vinho do Porto inicia o seu estágio, ganhando em estrutura e complexidade. E se você está no Porto, Vila Nova de Gaia é bem pertinho, praticamente junto: para ir de uma cidade à outra basta atravessar a ponte sobre o Rio Douro.
As caves abertas à visitação em Vila Nova de Gaia, fazem parte de um processo posterior da fabricação, ou seja, terminada a vindima, lavados os cestos, fechadas as adegas, o friozinho vem ocupar o lugar no agradável e fresco Outono, e no silêncio dos armazéns, o Vinho do Porto repousa em cascos de madeira nobre na temperatura naturalmente fria – ideal para o seu padrão de qualidade.
Uma boa parte das caves ficam abertas o ano todo. Entretanto, se você puder fazer um pré roteiro do que deseja visitar, facilita o seu deslocamento, visto que nem todas estão tão próximas e as visitas são guiadas.
A Real Companhia Velha é a empresa de vinho mais antiga de Portugal – fundada em 1756. O tour guiado pelo edifício centenário começa com uma apresentação multimídia explicando o processo de produção do Vinho do Porto – desde o cultivo das uvas na região do Douro até a chegada na Vila Nova de Gaia, fortificação e guarda. O passeio inclui visita à principal adega da vinícola e uma parada no Museu Vintage (onde será possível ver uma das maiores coleções de safras de Vinho do Porto do mundo, incluindo uma garrafa de 1765), sendo finalizado com uma degustação de quatro tipos diferentes de Porto.
Visitar as caves é uma das coisas mais populares do Porto e, naturalmente, muito turística. Por isso, envie um e-mail antecipadamente para a Real Companhia Velha e solicite o horário da visita para “casar” com os seus dias de hospedagem no Porto ou em Gaia. Se a sua viagem for durante a alta temporada, aproveite também para já deixar um horário reservado.
Real Companhia Velha – www.realcompanhiavelha.pt
- Rua Azevedo Magalhães 314 (próximo a Av. D. João II) – Vila Nova de Gaia, Portugal
- Telefone: +351 22 377 51 00
- Informações e reservas: turismo@realcompanhiavelha.pt
Visitas:
- De junho a setembro, todos os dias, das 10h às 19h
- De novembro a março, de terça a sexta, das 10h às 16h
- Abril, maio e outubro, de segunda a sábado, das 10h às 17h
- Preço sob consulta
Naira Amorelli viajou para Portugal em press trip organizada pelo Portal de Portugal e Embarque na Viagem. Esta ação contou com o patrocínio do Cidadania Já – empresa de consultoria que busca ajudar os descendentes de portugueses a adquirirem a dupla cidadania portuguesa. Apoio do Mysimtravel – chip internacional que te deixa conectado durante a viagem com toda a segurança e economia que você precisa – e Assist Trip, assistência de seguro viagem assegurada pela Zurich e mais nova marca a integrar o portfólio da Seguros Promo.
Olá, estou indo para Portugal no final deste ano e pretendo fazer uma visita a Real Companhia Velha,. Notei que ela é um pouco afastada das outras caves que ficam em Vila Nova de Gaia e um pouco deslocada do centro. Gostaria de saber qual é a melhor forma de chegar até ela, partindo da Praça da Batalha, no Porto. A estação de metrô mais próxima da Real Companhia Velha é a estação General Torres, mas depois ainda há uma caminhada considerável, ainda mais com pessoas mais velhas no grupo. Na verdade, mesmo usando os recursos do google, não consegui identificar onde é a entrada para quem quer realizar a visita.