Descubra Portugal

13 curiosidades sobre Portugal

Além das diferenças do idioma (como você pode ler aqui neste link), Portugal conta com algumas curiosidades que muitos, especialmente os brasileiros, apesar de tão próximos culturalmente, desconhecem. Reunimos algumas delas para você tomar conhecimento. Confira 13 curiosidades sobre Portugal.

1 – Portugal é um dos países mais antigos da Europa

Tem as mesmas fronteiras definidas desde 1139, há quase 900 anos. O nome Portugal aparece pela primeira vez no ano 868, durante a Reconquista sobre os muçulmanos.

2 – Lisboa é mais antiga que Roma

É a segunda capital europeia mais antiga depois de Atenas, e mais ou menos quatro séculos mais velha do que Roma. Muitos historiadores acreditam que foi estabelecida pelos fenícios perto de 1200 ac.

3 – Portugal já teve uma rainha morta

Quando Pedro I foi coroado Rei de Portugal em 1357, proclamou a sua amada Inês de Castro Rainha, apesar de esta já ter morrido em 1355.

4 – A Aliança Luso-Britânica é a mais antiga do mundo

A Aliança Luso-Britânica, entre Inglaterra (Reino Unido) e Portugal, é a aliança mais antiga do mundo que ainda está em vigor. Esta aliança foi assinada em 1373 e está em vigor até hoje.

Os dois países aliaram-se em diferentes guerras, o Reino Unido entrou na Guerra Peninsular Ibérica (como aliado de Portugal) e Portugal entrou na Primeira Guerra Mundial (como aliado de Inglaterra).

5 – Metade do “Novo Mundo” pertenceu a Portugal

Em 1494, foi assinado o Tratado de Tordesilhas que, essencialmente, deu a Portugal a metade oriental da “Nova Palavra”, incluindo o Brasil, a África e a Ásia.

O Império Português foi o primeiro império global da história, e uma das mais antigas potências coloniais, que durou quase seis séculos desde que Ceuta foi capturada em 1415, até que Macau foi entregue à China em 1999.

6 – Portugal foi o primeiro poder colonial a abolir a escravidão

Portugal aboliu a escravidão em 1761, meio século antes da Grã-Bretanha, França, Espanha ou os Estados Unidos. No entanto, Portugal também foi o primeiro país europeu a abrir um “Mercado de Escravos”, em Lagos.

7 – O português é a 5ª língua mais falada do mundo

O português é a quinta língua mais falada do mundo, com cerca de 273 milhões de falantes totais. É geralmente listada como a quinta língua mais falada no mundo depois do mandarim, inglês, espanhol e árabe. O Português é falado em 5 continentes e é a língua oficial em 9 países.


Continua depois da publicidade Ⓘ

Seguro viagem com até 15% de desconto!!! Se está planejando uma viagem não esqueça de contratar um seguro!💡 Clique neste link para encontrar os melhores preços. 💡 ✔ Use o cupom EMBARQUEVIAGEM10 e ganhe 10% de desconto, e para chegar a 15%, faça o pagamento por BOLETO e garanta mais 5%.


8 – Portugal tem a maior central de energia solar do mundo

Portugal tem a maior central de energia solar do mundo, situada na zona do Alentejo. Portugal também tem uma central de energia das ondas que começou a produzir energia a Outubro de 2006.

9 – Portugal introduziu o hábito de beber chá na Grã-Bretanha

A mundialmente famosa cerimônia do chá na Inglaterra, surgiu com a portuguesa Catarina de Bragança, casada com o rei Carlos II de Inglaterra, que levou esta moda para a corte inglesa.

10 – Portugal é o terceiro país do mundo que consome mais peixe

Portugal é o terceiro país do mundo que consome mais peixe, depois do Japão e da Islândia. Os cidadãos dos Açores comem quase 76 kg de peixe por ano, que é um valor muito superior à média mundial de 16 kg.

11 – Enquanto estado laico, Portugal não tem religião oficial

Enquanto estado laico, Portugal não tem uma religião oficial. No entanto, cerca de 84% da população refere ser Católica.

12 – Lisboa foi atingida por um dos mais poderosos terremotos da história levando ao nascimento da sismologia.

Em 1º de Novembro de 1755, Lisboa foi atingida por um terremoto de magnitude 9,0. Além disso, o terremoto aconteceu no Dia de Todos os Santos, uma grande festa onde se acendem muitas velas, provocando assim inúmeros incêndios.

Morreram 275.000 pessoas e 85% dos edifícios foram destruídos, incluindo famosos palácios e igrejas. Sendo Lisboa a capital de um devoto país católico, com uma longa história de evangelismo nas colônias, esta catástrofe causou muitos obstáculos à Igreja Católica, que não conseguiu explicar esta manifestação da raiva de Deus.

13 – A ponte mais longa da Europa fica em Portugal

A ponte mais longa da Europa é a ponte Vasco da Gama, com 17.185 metros de comprimento.


Publicidade Ⓘ

Quer saber como conseguir a cidadania portuguesa?


Redação
Redação
O Portal de Portugal é uma plataforma de comunicação que chega para divulgar os destinos e atrativos turísticos do país, sua hospitalidade, gastronomia, cultura e estilo de vida.   Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário e nos conteúdos replicados de outras fontes. Havendo reprodução total ou parcial favor citar a fonte: www.portaldeportugal.com.

One thought on “13 curiosidades sobre Portugal

  1. Nossa…… achei maravilhoso conhecer mais um pouco da história de Portugal…. Incrível!! Amo história antiga….Tudo do passado me move🤔 Não sei porquê….Europa… principalmente!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *