Destinos

7 experiências para curtir nos Açores

O arquipélago vulcânico formado por nove ilhas, tem uma infinidade de paisagens naturais, lagoas paradisíacas, gastronomia deliciosa e muitas atividades ao ar livre.

Na imensidão azul do Atlântico, surge uma terra repleta de belezas naturais e pronta para ser explorada: o Arquipélago dos Açores. Este é um daqueles destinos pouco conhecidos pelos brasileiros e que vai surpreender a quem o visita.

Os Açores são um exemplo de turismo sustentável, sendo a primeira região de Portugal e o único arquipélago do mundo a obter um certificado de sustentabilidade. As suas ilhas são consideradas um dos destinos mais verdes do planeta e oferecem uma grande variedade de opções de aventura e turismo ao ar livre.

O arquipélago vulcânico formado por nove ilhas, tem uma infinidade de paisagens naturais, lagoas paradisíacas, gastronomia deliciosa e muitas atividades ao ar livre. Não há destino melhor para os amantes da natureza, de esportes de aventura e quem busca um “farol” de sustentabilidade. Os Açores são um paraíso europeu no meio do Atlântico.

Sua tranquilidade, tons de verde e azul fazem dos Açores um lugar ideal para descansar, se conectar com a natureza e recarregar as energias.

É difícil descrever tudo o que os Açores oferecem para uma viagem incrível. Trilhas, mergulho, observação de cetáceos, passeios de bicicleta, canyoning, surf, vela, pesca, passeios a cavalo, voos de parapente, saúde e bem-estar.

Os sabores vêm do Cozido das Furnas, queijo de São Jorge, as Malassadas, Cavacas, sopa do Espírito Santo, o queijo fresco, as lapas, o polvo, a alcatra da Terceira e os bolos lêvedos. E não se pode deixar de provar o vinho do Pico. Na ilha de São Miguel, estão as únicas plantações de chá da Europa.

açores

Se você ainda precisa de motivos para conhecer os Açores, aqui temos sete experiências que tornarão a viagem aos Açores incrível:

1 – Andar em cima de um vulcão ativo

Na ilha do Faial, o Vulcão dos Capelinhos, entrou em erupção em 1957 e mudou a paisagem da ilha. Que tal caminhar sobre este vulcão que, tecnicamente, ainda está ativo?

2 – Degustação de gin

O gin produzido nos Açores é um destilado de fusão de plantas e frutas locais. As destilarias Rocha Negra e Mulher de Capote são as principais para degustar os diferentes tipos de gin.

3 – Observação de baleias e golfinhos

Se gosta de ver as baleias e o golfinhos em seu habitat natural, então está no lugar certo. Os Açores são um dos maiores santuários de baleias do mundo, e podem avistar-se mais de vinte espécies diferentes (um terço de todas as existentes!), incluindo a baleia-azul, o maior animal do planeta, com cerca de 30 metros e 150 toneladas. Sempre que avistar uma, impera a velha regra de gritar “Baleia à vista!”. Nestes passeios, há momentos que só acontecem uma vez na vida, então não deixe de levar a câmera fotográfica.

4 – Mergulhar

Descubra as águas amenas e de visibilidade incrível, dotadas de uma riqueza e biodiversidade marinhas únicas. Nas águas dos Açores encontram-se cinco espécies de tartarugas marinhas, mais de 24 diferentes espécies de cetáceos, e cerca de 600 espécies de peixes, várias espécies de tubarões, graciosas mantas e jamantas e afáveis meros.

5 – Pesca do Atum e do Espadim (peixe espada)

Para quem gosta de pescar, os Açores podem oferecer uma experiência incrível. Bicudas, anchovas, bonitos, serras, cavalas, entre outros peixes são encontrados nas águas dos Açores. Mas os mais desafiadores são o atum e o espadim.

6 – Banhos termais

As águas férreas e sulfurosas das termas açorianas têm propriedades terapêuticas, ajudando em problemas de pele e de reumatismo, mas têm também um efeito fantástico de relaxamento total. Há nascentes com água a cerca de 30°C. Mas, atenção! Noutros casos as temperaturas variam entre os 60° e os 100°! De todas as formas, não se preocupe: os complexos de águas quentes são bastante controlados, para segurança de todos.

7 – Vinho do Pico

Rodeadas pelo atlântico e pelo basalto vulcânico, as castas únicas – Verdelho, Arinto dos Açores e Terrantez – dão a exclusividade dos vinhos que não encontra em mais nenhum lugar do mundo. Salinidade, frescura ou acidez são algumas das características que compõem os vinhos dos Açores, oferecidas pelo constante contato com a pedra negra, a brisa do mar e um clima atlântico.

Redação
Redação
O Portal de Portugal é uma plataforma de comunicação que chega para divulgar os destinos e atrativos turísticos do país, sua hospitalidade, gastronomia, cultura e estilo de vida.   Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário e nos conteúdos replicados de outras fontes. Havendo reprodução total ou parcial favor citar a fonte: www.portaldeportugal.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *