Descubra Portugal

São João no Porto: tradição, alegria e guloseimas

Em todo Portugal, Junho é o mês dos santos populares e na cidade do Porto, a festa de São João é muito esperada pelos moradores de toda a cidade. Com a chegada do verão e uma temperatura agradável, uma programação cultural fervilhante se espalha nas instituições e espaços culturais da cidade. Muitas delas dedicam programas especiais à estação mais quente do ano.

Em junho, os dias apresentam-se ainda amenos e convidam a descobrir a cidade a pé e a sardinha começa a ter gordura, que é o mesmo que dizer que nesta altura do ano começa a chegar a sardinha boa à mesa dos restaurantes da cidade.

são joão

O São João é comemorado no dia 24 de junho, mas todo o mês é uma longa preparação para aquela que se consagrou como festa popular da cidade há mais de 100 anos. Foi durante um referendo popular promovido em 1911 pelo Jornal de Notícias, um importante periódico português nascido no Porto, que a população reconheceu a festa do santo como festa da cidade e abriu caminho à instituição de um feriado municipal, que se mantém até hoje.

Todos os anos, na noite de 23 para 24 de junho, portuenses e visitantes, nacionais e estrangeiros, saem à rua para aquela que é conhecida por ser a noite mais longa do ano no Porto

Na noite de São João, praticamente cada freguesia da cidade oferece um baile popular com muita música. Até mesmo os equipamentos culturais modernos, como a Casa da Música, têm programação especial. No Parque da Cidade e no centro histórico da cidade, a área de maior animação noturna do Porto, os bares também se juntam à festa.

Entre outras tradições, os portuenses, sobretudo os mais jovens têm por hábito começar a noite no centro histórico e ir andando, de baile em baile, até à Foz do Douro, pela marginal ou parando na Casa da Música e seguindo pela Avenida da Boavista.

A noite começa na Ribeira, onde existe uma grande queima de fogos na Ponte D. Luís I e nos barcos ancorados no rio, onde as margens do Douro são os melhores lugares para ver o espetáculo. Se você prefere mais tranquilidade, opte por assistir a queima de fogos com a mesma emoção, no miradouro da Bataria da Vitória, ao fundo da Rua de S. Bento da Vitória e muito perto do mosteiro com o mesmo nome.

Você pode também ver o espetáculo a bordo de uma embarcação turística. Diversas empresas que operam no Douro têm normalmente programas especiais para a noite de São João, que podem incluir ou não jantar. O que sempre está incluso é muita folia e animação!

E tem ainda mais!

No dia de São João, assista à tradicional Regata de Barcos Rabelos, que a Confraria do Vinho do Porto organiza todos os anos. Encontre uma boa localização em terra, com boa visibilidade e veja os barcos que outrora traziam o vinho do Porto da Região Demarcada do Douro até às caves de Gaia, numa corrida da foz do rio à Ponte D. Luís I.

Ainda no dia 24, existe o tradicional concerto do Dia de São João nos Jardins do Palácio de Cristal.

Quando andar pela cidade durante o dia, fique atento às inúmeras representações de São João existentes em edifícios civis, igrejas e espaços públicos do Porto. A Câmara do Porto, através da Casa do Infante, costuma organizar um circuito pedonal evocativo destas obras de arte. Uma das mais conhecidas é a escultura de São João Baptista de João Cutileiro na Praça da Ribeira, junto ao rio Douro.

Compras

É impossível ficar indiferente a uma festa como a de São João. E tem lembrança melhor do que uma figura típica do santo? Em outros tempos, era tradição as crianças pedirem, com a figura de barro na mão, uma moedinha para ajudar a fazer a cascata de São João. Na baixa, há lojas onde você poderá comprar o São João, as profissões de outros tempos, as casinhas, a ponte sobre o Douro e até os carneirinhos.

Em outras cidades no norte de Portugal também existe celebração e festas deste santo. Em Braga, por exemplo, o dia de São João também é feriado municipal.

Como chegar

Do Aeroporto Internacional Francisco Sá Carneiro a melhor forma de chegar ao centro da cidade do Porto é de metrô. A viagem dura cerca de 30 minutos.

Você pode chegar no Porto também de ônibus ou trem, partindo de várias cidades de Portugal. A rodovias e a malha ferroviária é muito eficiente no país e a todo momento parte um ônibus ou trem em direção ao Porto.

Aliás, se você quiser conhecer um pouco sobre uma das estações de trens mais belas de Portugal, a Estação São Bento, recomendo que leia aqui um artigo com curiosidades e uma história bem macabra do Porto de outros tempos.


Publicidade Ⓘ

Quer saber como conseguir a cidadania portuguesa?


Naira Amorelli
Naira Amorelli
Naira Amorelli, Travel Writer, Turismóloga e publicitária é uma apaixonada por Portugal e vive a sonhar com novas descobertas pelos caminhos mais escondidinhos do país. Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário e nos conteúdos replicados de outras fontes. Havendo reprodução total ou parcial favor citar a fonte: www.portaldeportugal.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *